Catequese Bom Pastor

A Catequese Bom Pastor nasceu em Roma nos anos 50, através do trabalho de Sofia Cavalletti (biblista) e Gianna Gobbi (pedagoga montessoriana) na formação religiosa de crianças pequenas. É uma catequese transmitida de forma lúdica que tem dado em todo mundo excelentes resultados na transmissão da fé.

Em 1975 aconteceu o primeiro curso fora de Itália, foi em Estados Unidos e posteriormente em Canadá, França, Israel, Croácia, Inglaterra, Alemanha, México, Colômbia e Argentina. Hoje este método já está implantado em 37 países.

 

A catequeses do Bom Pastor chegou em Brasil em 1997 na cidade de São Paulo. Depois foi para Cuiabá (MT), Londrina, (PR), Brasília, etc…

Características da Catequeses do Bom Pastor.

 

A Catequese Bom Pastor está de acordo com as diretrizes dos Documentos de Aparecida e da CNBB para a catequese. Nela existem uma unidade intima entre Bíblia e liturgia.

 

A criança é o centro, a catequista não é professora, está lá para servir a Deus e preparar as condições necessárias para que a vida da criança possa ser desenvolvida, em um ambiente preparado para ela.

O Átrio

 

A Catequese Bom Pastor se desenvolve em um ambiente preparado adequado a cada faixa etária. A criança exercita assim o silêncio, a liberdade de escolha, o controle dos movimentos e a disciplina, com independência e de forma ordenada isso lhe proporciona serenidade interior e lhe traz grande alegria.

 

Através do uso de material concreto e simples, a criança, desde a mais tenra idade, pode penetrar nas grandes e essenciais verdades de nossa fé. A catequese Bom Pastor é Bíblico-Litúrgica pois a palavra que se anuncia é celebrada na Liturgia com a Igreja.

TEMAS ABORDADOS:


– História do Reino de Deus
– A Sagrada Bíblia
– A Missa
– Batismo
– Confissão
– Geografia Bíblica
– Profecias
– Infância de Jesus
– Parábolas e Máximas
– Salmos e Orações
– Celebrações

Catequeses bom Pastor na Capela Guadalupe.

 

Foi implantado no final do ano 2015 por insistência do Pe. Adilson, LC.

 

O padre Adilson Conheceu esta catequeses por meio de uma senhora mexicana chamada Priscila. Ela junto de Renata, Leca e Marlene tem impulsado esta catequeses na região do Panamby.