Pastoral da Família

“A família é uma comunidade íntima de vida e de amor, querida pelo próprio Deus (Familiaris Consortio, II),

A Pastoral Familiar é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

A Pastoral Familiar abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, tem como propósito promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

História da Pastoral da Família


A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja pois é através dela que o homem começa sua vida, forma sua base.


No Concílio Vaticano II 1965, começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família.


A Igreja sempre foi consciente de que a família está chamada a ser no mundo uma verdadeira Escola de Evangelização.


Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família e assim tem feito sucessivamente todos os Papas.


No Brasil, a Pastoral Familiar começou a sistematizar a sua caminhada na década de 80, onde foram realizados vários encontros nacionais com os representantes de alguns movimentos e serviços familiares.


Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgada a Exortação Apostólica Familiaris Consortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje. Esta carta era um convite por parte do Santo Padre às famílias a terem uma maior consciência de sua missão no mundo e na Igreja. O papa nesta carta afirmou:


“Aos pais de família compete formar e manter um lar no qual germine e amadureça a profunda identidade cristã de seus filhos, tendes o dever de educar vossos filhos, não somente cultural e socialmente, mas também na fé e na vida cristã”.


“A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral! Sem uma família respeitável e estável não pode haver organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial” (João Paulo II).


Missão da Pastoral da Família


A missão evangelizadora da Pastoral Familiar é a defesa e promoção da pessoa em todas as etapas e circunstâncias da vida e a defesa dos valores cristãos para o matrimônio e os relacionamentos pessoais e familiares.


Para isso, é imprescindível promover articulações dentro e fora da Igreja, para defender a vida em todas as suas etapas e dinamizar e orientar ações em favor da família.

A Pastoral possui quatro metas principais

Objetivos

Como está organizada a Pastoral Familiar

A pastoral familiar age, basicamente, em três campos ou etapas de atuação:

 

a) Setor Pré-Matrimonial: criam e desenvolvem atividades que visam preparar as pessoas para constituírem famílias. Este setor está ligado à catequese de crianças e jovens, grupos de jovens, encontros para namorados, cursos de noivos, acompanhamento de casamentos, etc.

 

– Preparação Remota. Articular com: Crisma, jovens, catequese e escola.

– Preparação Próxima: Evangelizar namorados e noivos.

– Preparação Imediata: Diálogo com o Padre, Retiro Espiritual, Rito Sacramental e Celebração.

b) Setor Pós-Matrimonial: criam e desenvolvem atividades que buscam, atender as famílias já constituídas.

 

Esse setor desenvolve serviços de evangelização para casais, visitas às famílias, aconselhamento, temas relativos à defesa da vida, como planejamento familiar, métodos naturais de controle, aborto, eutanásia, sexualidade, etc.

 

– Oferecer ajuda e formação para recém-casados e grupos familiares.

– Formação contínua para a vida conjugal, familiar e comunitária e Celebrações Especiais.

 

c) Setor Casos Especiais:  criam e desenvolvem atividades que buscam a evangelização de famílias incompletas ou em situações irregulares separadas, mães ou pais solteiros, uniões livres, batizados em segunda união civil, etc.

Os casais em segunda união e seus filhos sejam acolhidos, acompanhados e incentivados, conforme sua situação, a participarem da vida da Igreja, segundo as orientações do Magistério.

AÇÕES NA NOSSA PARÓQUIA:

Objetivos

Oração da Família

“Ó Deus, de quem procede toda paternidade no céu e na terra, Pai, que é Amor e Vida, faz que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de teu Filho, Jesus Cristo “nascido de Mulher”, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que se renovam. Faz que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para seu crescimento, na verdade e no amor. Faz que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, revele-se mais forte que qualquer debilidade e qualquer crise, pelas quais às vezes passam nossas famílias. Faz, finalmente, te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja em todas as nações da Terra possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família. Tu que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo. Amém! (João Paulo II)

 

Se desejar participar de alguma dessas ações, ou apenas obter maiores informações sobre a Pastoral Familiar, entre em contato com a secretaria paroquial.”

Secretaria Paroquial: (11) 3502-8114